Para as coisas mudarem, você tem que mudar. E para as coisas melhorem, você tem que melhorar.

Esse tema pode parecer uma coisa lógica, mas na prática a gente não pensa assim. A gente costuma pensar: “Ah, se o governo mudar, as coisas vão melhorar pra mim”, “se eu tiver um diploma, minha vida muda”, “se eu ganhar mais dinheiro, as coisas melhoram”, “se eu tivesse mais oportunidades…” A gente vai condicionando nossa mente à acreditar que a melhora na nossa vida depende das circunstâncias ou de outras pessoas, quando na verdade só depende de nós mesmos. Você que precisa melhorar.

E para falar sobre isso, Jim Rohn usava como exemplo os barcos à vela. Ele dizia:

“Eu estou em um porto olhando para o mar numa praia, vendo vários barcos à vela e o vento soprando apenas em uma direção, mas ainda assim tem barco indo para todas. Indo ao norte, sul, leste e oeste. Para tudo quanto é lado. Como eles conseguem fazer isso se o vento só está soprando apenas para um lado?”

Jim Rohn

E a resposta é simples: é a posição da vela. Então não interessa o vento, o que interessa é como você posiciona a tua vela. Se você melhorar, se você mudar a sua vela, dane-se o vento. Dane-se a crise, dane-se o governo, dane-se o que tão falando, dane-se o que estão pensando de você. O que importa é apenas a tua vela. Se você ajusta a tua vela, você consegue chegar aonde você quiser, do jeito que você quiser. Você é capaz de alcançar qualquer coisa. Quando você ajusta a tua vela, você vai em direção aos teus sonhos, você vai em direção ao relacionamento que você quer, à conta bancária que você quer. Quando você ajusta a tua vela você vai em direção à tua felicidade, você vai em direção à servir, você vai em direção à criar um legado. Você vai em direção a ser quem você foi feito pra ser!

Só depende de você. O que você pode melhorar? Não se esqueça do nosso primeiro artigo dessa série. Se você não leu, procura ele aqui no blog o primeiro artigo desta série sobre o Jim Rohn, que diz para você investir 90% em você e 10% no seu trabalho. Talvez seja isso que esteja te faltando.

Você já estudou alguma coisa sobre coaching? Já estudou alguma coisa sobre economia moderna? Você sabe algo sobre essa geração Y que está impactando e mudando tanto o mundo? Você já estudou sobre marketing digital? Sobre marketing de relacionamento? Você já leu “Como fazer amigos e influenciar pessoas”? Hoje quem não tem esse poder de se comunicar, de falar com pessoas e de criar autoridade no meio em que vive, está ferrado. Você precisa se desenvolver, é você que precisa melhorar.

O que você melhorou nesse último ano? Olhando pra tua vida 1, 2 anos atrás, o que você pode dizer que hoje você faz melhor? Vamos lá, são perguntas simples mas que vão fazer toda a diferença na sua vida, assim como fez na minha. O Jim Rohn me bombardeou com isso. Conquistar um carro ou uma casa não quer dizer nada. Casas e carros você pode perder, mas o que você melhorou e o que mudou em você, isso ninguém te tira. Isso daí vai ficar pra sempre contigo.

“Então pare de terceirizar sua mudança, de dar desculpas dizendo que sua vida não é melhor por causa disso ou daquilo. Puxe pra você essa responsabilidade. Era isso que o Jim Rohn queria que você entendesse. Ajuste a sua vela.”

Em que você acha que você pode melhorar hoje? O que está ruim na tua vida? Talvez seja seu relacionamento, o seu lado espiritual, a parte financeira, profissional. Às vezes nós não conseguimos fazer o que a gente ama mas a gente pode aprender a amar o que a gente faz. O que você pode fazer no seu trabalho que vai te fazer gostar mais do momento que você passa lá? O que você pode fazer para melhorar os momentos com a sua familia? Com seus amigos? Como você pode melhorar o seu tempo de lazer? De leitura?

Então é isso que você deve se perguntar todos os dias: “O que eu posso fazer hoje para melhorar minha vida?” Só depende de você. Vai sempre só depender de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *